sexta-feira, 1 de maio de 2015

Marias Sem Vergonha // Maria ou João?

Oi gente! Tudo bom com vocês? Mais um dia 1º com post sobre moda! E hoje resolvemos falar de algo bem interessante que a gente vem vendo bastante, principalmente durante o mês que passou.
Nós seres humanos, quando ainda somos um feto sendo menina ou menino somos induzidos pela sociedade. As meninas só podem usar roupas rosas, lilás, amarela e brincar com bonecas, de casinha, sentar de perna fechada e usar chiquinhas, já os meninos usarem azul, verde e preto, brincarem com carrinhos e andarem descalços! Aquela mesma história de que o que uma menina usa, o menino não pode usar e assim vice-versa. A nossa cultura sempre teve esse pensamento e acreditem, muita gente ainda não aceita. Claro que de tempos pra cá, uma grande parte já foi modificando o seu pensamento em relação a isso (ainda bem!). 
E um grande exemplo atual desse caso é o Jaden Smith, filho de Will Smith, que mesmo tão novo já tem a cabeça muito aberta pra esse assunto. Ele mesmo fala que vai comprar vestidos e diz que "não são roupas de meninas, são roupas". Um grande exemplo de pensamento a ser seguido, não é? Porque as pessoas, mesmo nos tempos modernos, se preocupam com as regras e principalmente com o que os outros vão achar. Tanto em suas decisões, falas, modos, crenças e principalmente na vestimenta, porque é nela que grande parte da nossa personalidade é mostrada a quem ainda não nos conhece. Ou seja, uma grande decisão dele, né? E também uma grande inspiração pra quem tem esse medo de ser julgado o tempo todo. 
O que o Jaden mostra pra gente é justamente isso: se ele, que é uma pessoa que vive na mídia, filho de um grande ator, e tem uma responsabilidade bem grande nas costas de ser bom em tudo o que faz tá usando o que ele bem entende sem medo, por que não a gente? Por que a gente tem tanto medo de ser julgado pelas outras pessoas porque usamos determinado tipo de roupa ou acessório? E isso vale pras cores também. Temos que ultrapassar esse paradigma de meninos não podem usar "roupas de meninas" e vice versa. Afinal de contas, foi só depois da Revolução Francesa que as mulheres começaram a usar calças, e estamos aí até hoje! A Ana por exemplo ama ver o namorado usando cores "femininas", e acha muito descolado e estiloso, agora só não podemos ser hipócritas e criar um pré-conceito por essas pessoas saírem na rua assim.
E se formos pesquisar, existem várias crianças que são proibidas, criticadas ou expulsas de algum lugar por usarem coisas que "não tem a ver" com seu gênero. Vocês não acham isso um absurdo? As crianças usam o que querem porque não se importam com críticas, e sim se divertir usando o que gostam. Que tal seguir o exemplo deles?


Aqui tem os links das notícias das crianças que não estão nem aí pro que a gente acha que eles deveriam usar:

Não podemos rotular o que podem ou querem ou deixam de fazer, afinal, infelizmente só nos últimos anos que cada um bate no peito e escolhe o quer usar e fazer! Somos induzidos a sempre seguirmos regras, que nos desculpem, mas não sabemos quem foi a mente brilhante que criou isso, afinal foi uma lavagem na nossa cabeça.  Cada um é dono de si, e faz o que quer e o que pensa, vamos evoluir e tirar de nossas cabeças o que a sociedade plantou nela muito antes de nós conhecermos como gente!
Um conselho que a gente aprendeu depois que entramos na faculdade foi: fale o que pensa (com respeito), seja quem você é de verdade, não esconda sua verdadeira personalidade por medo de julgamento, porque uma hora ou outra isso vai acabar fazendo mal a você mesmo. Quem é que tá vestindo tal roupa, usando tal batom, tal corte e cor de cabelo? É você e só cabe a você se gostar assim. O que a gente sente de si mesmo é o que transmitimos aos outros. Tudo isso se resume em "Be yourself!" :D
 
Pra fechar, um clipe bem legal do Jaden Smith com participação da irmã Willow (outra que gosta de "quebrar regras")



Beijos e até mês que vem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário