sábado, 22 de março de 2014

Gabee: Coco Chanel


Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971), mais conhecida como Coco Chanel, como todos já sabem  foi a fundadora da Chanel. Revolucionou a moda desenhando roupas para a mulher emancipada. Roupas fáceis de usar, e práticas para vestir. A simplicidade e o uso de tecidos utilitários podem ser atribuídos a sua origem pobre, filha de pai feirante e mãe doméstica, que faleceu quando Coco tinha 6 anos. Devido a profissão do pai, ela e as irmãs foram educadas num colégio interno. 

Seu apelido deve-se a música "Who has seen Coco?" que ela cantava num cabaré. Mas preferia dizer que era chamada assim pelo pai desde pequena. 

Em 1908, começou um caso com o capitão Arthur Edward Capel, e com a ajuda dele conseguiu abrir uma loja de chapéus em Deauville (jesus coloca um milionário desses na minha vida porfavo). Com isso, Coco aprendeu a frequentar a elite parisiense. Meses depois o boy ryco morreu num acidente de carro. Depois disso, ela abre sua primeira casa de costura, aonde também começou a vender roupas desportivas para montar a cavalo ou ir à praia. Inventou as calças femininas. 

Em 1921, criou o famoso perfume Chanel Nº5, Nome dado por ser a quinta fragrância a única que lhe agradou. Depois dele, veio o nº17, mas que não fez tanto sucesso quanto o anterior. 

Morreu em 1971, num hotel em Paris aonde ficou por muito tempo. Muitas pessoas foram ao seu funeral, aonde levaram suas roupas em homenagem. Quando morreu, descobriram desenhos de roupas em sua casa, sinal de que estaria fazendo uma nova coleção. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário