sexta-feira, 5 de junho de 2015

Verdura: 94º Aniversário de Zuzu Angel


Hoje quando acessei o Google, vi que eles haviam feito uma homenagem a nossa querida Zuzu Angel, e que se estivesse viva estaria completando 94 anos hoje. Não podia deixar de falar dela, porque foi uma das estilistas mais emblemáticas, e revolucionárias deste país. Ela nasceu em 1921 na cidade de Curvelo, em Minas Gerais, quando criança mudou-se para Belo Horizonte, e na juventude para a Bahia, estado do qual influenciou muito em suas criações, e por fim em 1947 se estabeleceu no Rio de Janeiro, e após muitos anos costurando para parentes e amigos próximos ela decide abrir sua primeira loja em Ipanema, as roupas sempre eram caracterizadas com cores tropicais, e símbolos nacionais como papagaios, pássaros nativos, borboletas, flores e etc.


Acima vemos duas criações de Zuzu, como vocês podem ver, ela representava muito bem a moda brasileira, e sempre trabalhando em temas tropicais, e cores quentes.


A parte mais importante vem agora, Zuzu foi casada com um americano e com ele teve um filho chamado Stuart Jones, ele era jovem e estudava Economia, os anos 70 chegaram e Stuart começou a integrar organizações de cunho socialista e contra a ditadura militar no Brasil, e em 71 foi preso e torturado por militares no aeroporto Galeão no Rio, e foi dado como desaparecido por autoridades, e a partir deste momento  Zuzu começou a travar uma guerra contra o regime militar instaurado em nosso país, fez protestos até mesmo em seus desfiles, criou uma coleção de roupas estampadas com manchas vermelhas, e pássaros engaiolados. Sua luta foi tão forte contra o regime militar que chegou até mesmo ao exterior, nos EUA aonde realizou um desfile de protesto no consulado brasileiro em Nova York, saindo em diversos jornais americanos. Foram anos de busca pelo corpo de seu filho para poder dar lhe um enterro, e mesmo depois de morto o governo brasileiro continuava espalhando cartazes com o rosto de Stuart e a frase ''Procurado''. Morreu em 1976  em um acidente de carro no túnel que liga a Gávea a São Conrado no Rio de Janeiro, e uma semana antes havia deixado um documento na casa de Chico Buarque dizendo ''Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu filho''. Atualmente o túnel do local de sua morte foi batizado com seu nome, e inclusive já passei por ele algumas vezes, e quando você saí do túnel tem uma vista linda de São Conrado, mas enfim, não podia deixar de homenagear essa mulher visionária e que com certeza representou a moda brasileira não só em território nacional, mas no exterior também, levando sempre elementos tropicais e tipicamente brasileiros em suas criações! Viva ZUZU ANGEL.

PS: Há também um filme sobre sua trajetória, é de 2006, e é bem legal, recomendo vocês alugarem, comprarem, ou baixarem para os que se interessaram por sua história. 








Um comentário:

  1. ADORO essa mulher! Ela foi a primeira a fazer um desfile político. Lutou por muitas coisas e merece muito essa homenagem <3

    ResponderExcluir